domingo, 15 de abril de 2012

Conceito de Quiropraxia


  
 
           Quiropraxia é uma profissão na área de saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações do sistema músculo-esquelético (articulações, músculos, tendões e ligamentos) e os efeitos destas alterações sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Há uma ênfase em tratamentos manuais, incluindo a manipulação e ajustamento das articulações (coluna vertebral, ombros, cotovelos, punhos, quadris, pernas e pés). A Quiropraxia enfatiza o poder natural do corpo para recuperar a si mesmo (homeostase), portanto NÃO INCLUI O USO DE DROGAS OU CIRURGIAS. Os pacientes que necessitam destes tipos de intervenção são encaminhados para atendimento médico.  
     A quiropraxia enfatiza o poder dos ajustes na recuperação das alterações e das interferências no sistema nervoso em geral e visa manter o bem estar do organismo. Consiste em um tratamento conservador, não-invasivo que, por meio de técnicas manuais de alta velocidade e baixa amplitude visa a correção das disfunções causadas pelo complexo de subluxação vertebral (CHAPMAN-SMITH, 2001).
     Segundo Bavaresco e Bertolini (2006), a manipulação das zonas com movimento diminuído e das rotações vertebrais dão bons resultados devido a estimulação dos receptores articulares que melhoram a função muscular segmentar, aumentado a  amplitude de movimento ativo.
     Estudos têm demonstrado que 60% a 80% da população adulta tem ou teve um período na vida com episódios de dor incapacitante originado em algum dos segmentos da coluna vertebral (MENDES, 1995).
     As queixas de dores crônicas na coluna são a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil (RANNEY, 2000; KNOPLICH, 2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário