quinta-feira, 29 de março de 2012

Cifose


       QUIROPRAXIA
     
   Prevenção e Saúde da Coluna Vertebral
               
CIFOSE
      
       É uma curvatura da coluna para frente, quando olhamos uma pessoa no seu perfil ou seja,  de lado. Considera - se normal uma cifose torácica entre 20 e 45 graus. As curvaturas da coluna são definidas durante o crescimento e suas amplitudes variam de indivíduo para indivíduo. Para cada pessoa essa combinação de curvas resulta em uma economia fisiológica para a postura em pé. É preciso levar em consideração essa grande variedade fisiológica para classificar essas curvaturas em patológicas e não patológicas. As hipercifoses patológicas podem ser divididas em dois grandes grupos, aquela em que o caráter patológico se deve a importância de sua curvatura (ou posturais) e aquelas em que a característica patológica é inegável como nos casos de doenças congênitas ou adquiridas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da curvatura acentuada (LOUBRESSE, VIALLE & WOLLF, 2005).
               
              A cifose é o resultado de uma doença ou problema congênito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência de cifose em recém-nascidos. A cifose do adolescente, também conhecida como doença de Scheuermann, pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante períodos de crescimento rápido. Outras causas da cifose são: infecção, inflamação, degeneração de disco, osteoporose das vértebras, doenças endócrinas, artrite, doença de Paget, poliomielite, fraturas por compressão das vértebras ou postura incorreta.
              A cifose torácica ou toracolombar, algumas vezes acompanhada de dor não intensa que se agrava com a posição ortostática (em pé) ou após esforços físicos. A dor se localiza no ápice da cifose ou na região lombar. Além da cifose aumentada, os pacientes apresentam hiperlordose lombar, e na região cervical, uma projeção anterior da cabeça em relação ao tronco.

Prevenção e Tratamento


A postura correta previne a cifose provocada por uma postura inadequada. Exames físicos periódicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.
Deve-se ter um acompanhamento por um profissional da saúde, consistindo de exercícios de extensão torácica, reforço muscular, tratamento quiroprático e cuidados com a postura, tanto no sentar como no deitar. O uso de colete está recomendado quando a curva exceder 70º no paciente esqueleticamente imaturo.  A cirurgia está recomendada quando a cifose exceder 70º e o paciente estiver sintomático, ou se aparecerem sinais neurológicos.


                                                             Débora Negrini Göttert
                                                  Graduada pela Universidade Feevale.
                                                                  Fone 51 98501601


Rua Hélio Negrini, 313  Solar do Campo - Campo Bom –RS. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário