quinta-feira, 29 de março de 2012

Artrite Reumatóide



Artrite reumatóide

Artrite reumatóide é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos.

A artrite reumatóide é uma doença que acomete mais os indivíduos do sexo feminino (de 3 a 5 vezes mais do que os do sexo masculino). E tem seu pico de incidência entre 35 e 55 anos.

Sua etiologia ainda é desconhecida, mas a hipótese de ter relação com fatores auto-imunes é quase um consenso. As células imunológicas entram nos tecidos, e no líquido sinovial há um intenso processo inflamatório, produzindo muitas substâncias tais como enzimas, citocinas e anticorpos.

Freqüentemente acomete inúmeras articulações tais como: punhos, mãos, cotovelos, ombros, e pescoço; podendo levar à deformidades e limitações de movimento permanentes.
É geralmente simétrica e as articulações afetadas podem apresentar sinais inflamatórios intensos, tais como: edema, calor, rubor e dor, além de rigidez matinal. Os sintomas extra-articulares mais comuns são: anemia, cansaço extremo, perda de apetite, perda de peso e nódulos subcutâneos.
É importante que o paciente que for diagnosticado com artrite reumatóide, tenha   um tratamento precoce sob a orientação de profissionais capacitados, permitindo que o mesmo tenha uma vida normal e sem limitações na grande maioria dos casos.
O tratamento é realizado com  medicamentos (de acordo com orientação médica),  para que o paciente tenha um alívio dos sintomas, assim como exercícios, que ajudem  na flexibilidade articular evitando a rigidez  e o tratamento quiroprático, que auxilia  também no controle da dor , favorecendo maior mobilidade na articulação afetada, melhorarando assim a qualidade de vida do paciente.
                                         
   Débora Negrini Göttert – Graduada – ABQ 453
   Quiropraxia -Prevenção e Saúde - Fone: 98501601
                                                              


  clinica.quiropraxia@hotmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário